sábado, 9 de fevereiro de 2008

Pingo Doce - Uma Aventura ...


Actualmente, um anúncio extremamente bem conseguido invade os canais nacionais de televisão.

Actores conhecidos, fundo negro com contrastes de luz, discurso claro, e uma mensagem bem pensada que consiste em convidar-nos a fazer uma visita a tão nobre espaço comercial, afinal segundo o anúncio, "... não existe necessidade de trazer nenhum cartão de fidelização, nenhum cupão de descontos, nem tão pouco ir a dias específicos para apanhar esta ou aquela promoção... Tudo está sempre com desconto, e é muito mais barato que noutro sítio qualquer..." .

Acreditando no referido anúncio e até porque, esta superfície comercial é a mais perto de minha casa, resolvi visitá-la !

O ambiente era igual a qualquer outro espaço do género, e embora a variedade de produtos fosse pouca, mesmo assim acabei por encher um cesto com alguma mercearia. O problema maior estava ainda por vir! A celebre Caixa à saída !

Ordenadamente coloquei-me numa das filas e pacientemente aguardei a minha vez. Apôs alguns minutos dei conta que algumas filas iam andando e a minha estava parada. Respirei fundo e quis acreditar que algum problema técnico havia ocorrido, ( afinal acontece em qualquer lado ) , devagar devagarinho lá fui avançando a jeito de caracol, e quando somente faltava uma pessoa para que pudesse chegar a minha vez percebi finalmente o que se passava! A Senhora da caixa não deveria trabalhar naquele local decididamente! ( eventualmente habilitada para trabalhar numa qualquer linha de amizade ou até mesmo num chat qualquer ) .

Da cliente que se encontrava à minha frente fiquei a saber que: "... já era avó, que havia passado o Natal na terra na companhia dos familiares, que as coisa em casa da filha não estavam muito bem, que o genro tinha ficado desempregado, que no outro dia tinha encontrado no cabeleireiro uma velha amiga de escola, que ultimamente andava cheia de dores na coluna e que em breve iria fazer uma quantidade gigantesca de exames, mas que devia ser genético pois o seu pai quando era vivo sofria do mesmo mal, que o filho mais novo tinha conseguido finalmente entrar para o curso de gestão..." Enfim ! Conversa esta, que era constantemente interrompida com sorrisos, gargalhadas, e resposta pronta da empregada da caixa ! Não bastando isto depois de muitos minutos de espera, chega finalmente a minha vez ! E o que acontece ? Rendição de turno! entre a passagem de pasta e documentação das duas funcionárias, mais cinco minutos se passaram! As primeiras palavras da funcionária recem chegada foram curtas mas firmes:

- Esta caixa não tem multibanco!

Do meio da fila um cliente grita:

- Mas não está aqui nenhum aviso minha senhora!

A funcionária prontamente responde:

- Pois é ... mas estou eu a dizer-lhe !

Incrédulo, e com cara de poucos amigos paguei e corri dali para fora!

No meu pensamento circulava uma ideia firme e clara. Em vez de se gastarem milhares de Euros em publicidade na televisão, se investissem era na formação dos funcionários que têm ao serviço, seria o dinheiro muito mais bem gasto! E nós clientes ficaríamos muito mais satisfeitos!

Quanto à questão inicial, que era o de saber se tal superfície comercial era realmente mais barata que uma outra qualquer, essa questão ficou sinceramente para segundo plano!

Não há mesmo paciência !

Sem comentários: