quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PCP versus CUBA

Foi com grande tristeza e até alguma revolta que vi em pleno noticiário o secretário-geral dos comunistas portugueses, o distinto Sr. Jerónimo de Sousa, a falar sobre Cuba e sobre o "afastamento" de Fidel Castro do poder.
Dizia ele de peito erguido coisas absurdas como por exemplo: "... o PCP manifesta solidariedade para com Fidel, pelo papel que teve e tem na revolução cubana, sem esquecer o papel do povo..." ou ainda outras tantas pérolas como "... aqueles que confiam que os processos revolucionários estão dependentes de um só homem, enganam-se. Tenho confiança que o povo cubano é capaz de continuar a senda da construção de uma sociedade mais justa..." e não se contentando com tamanhas barbaridades acrescenta ainda: "...o PCP tem confiança na continuação da revolução cubana..." .
Mais triste não poderia ter sido! Será que tão distinto Senhor Jerónimo vive no mesmo planeta que eu? Ou será que pertence ao grupo daqueles que quando o Homem pela primeira vez pisava a Lua diziam que se tratava de uma fotomontagem capitalista proveniente dos EUA ?
Estaria ele a falar do País Cuba ? Ou será que eventualmente confundiu este País com a conhecida freguesia alentejana que comporta o mesmo nome ?
É que o País Cuba que conheço, em termos turísticos para quem o visita de facto é maravilho!!! Poderei mesmo aconselhar a quem o visite que inicie o passeio pelo celebre Hotel Havana Livre, onde se instalara Fidel depois da triunfante entrada na cidade, em 1959. Ou a passagem por todos os ícones da capital cubana, da Bodeguita del Medio ao clássico Centro de Imprensa Internacional, passando pelos botequins típicos e preparados para mostrar uma Cuba feliz e despreocupada.
Mas, a propaganda que se vende a rodos nas agencias de viagem e é relatada ao pormenor nas imagens de cartazes e postais é infelizmente ilusória !
A única verdade de Cuba é a imagem de miséria constante em todos os cantos da Ilha, a miséria que se encontra disfarçada e escondida numa paz podre de policias corruptos, de professores universitários que acumulam outros empregos para poder comprar um frango para comerem, do atentado constante aos direitos humanos, da censura no seu poder máximo em que nada pode ser dito contra o poder, as torturas constantes e sabidas embora sussurradas ao ouvido de uns e de outros, a miséria humilhada na prostituição dentro dos hotéis e à porta das " lojas de turistas", a paisagem chamada de típica " que não passa de degradação e sujidade.
Em Cuba a palavra Liberdade é algo que claramente fora irradiado do dicionário, e quanto à alegria de viver expressa nos rostos de quem lá vive, nem sombra! Pairam nos rostos cubanos a nostalgia, tristeza, desconsolo e principalmente desalento!
Enquanto o actual regime durar o que acontece em Cuba é tão somente Pobreza! E não é demais lembrar que embora tenha sido anunciado a retirada da frente de combate do distinto Sr. Fidel Castro o regime, esse ainda não terminou! Ficou lá o seu tão estimado e querido irmão!
Caro Jerónimo se em Cuba tudo é assim tão bom como falas porque não te mudas para lá! O povo por cá certamente agradece!
É por isto tudo e por outros tantos pensamentos que provêem do PCP deste nosso País à beira mar plantado, que reafirmo hoje e sempre:
PCP no Poder NUNCA !

1 comentário:

Anónimo disse...

Se o Partido Comunista chega-se algum dia ao poder neste País, de imediato estaria a fazer as malas e partiria rumo ao estrangeiro!
Tenho 55 anos de idade e não me esqueço do que aconteceu apôs o 25 de Abril em que meliantes deste partido envadiram sem qualquer escrupulo casas e fabricas do que eles apregoavam serem de capitalistas!
Já estive em Cuba por diversas vezes e o que menciona é até pouco para o que presenciei! O mesmo se passava na ex União Sovietica !
Bem haja por enquanto jovem ter um pensamento tão firme quanto a este tema !