terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Globalização ? No Pingo Doce por certo ainda não chegou!

Ontem dei por mim a pensar enquanto aguardava a minha vez na longa fila do supermercado, se estaria em 2008 ou se sem me aperceber teria recuado uma dúzia de anos ?????
Na caixa do estabelecimento encontrava-se um rapazito, cujo o físico delatava não ter mais que 18 anos de idade .
O seu aspecto era agradável, moderno e até bastante moderado, não obstante o penso gigantesco que tinha do lado esquerdo do rosto! Mais próximo da caixa e num primeiro olhar, parecia mesmo que o dito funcionário havia tido algum acidente, tal era o tamanho do penso que tinha no lóbulo da sua orelha.

Quando chegou a minha vez cordialmente perguntei ao rapaz sobre tal ferimento, ao que me foi referido que não se tratava de nenhum ferimento mas sim por causa do brinco que tinha e que devido às normas da empresa o mesmo tinha que ser escondido daquela forma .

Não queria acreditar no que estava a ouvir! Fez-me recordar as velhas regras e histórias relatadas pelos meus pais e avós de que em tempos que já lá vão, as míni saias que hoje são demais comuns eram consideradas uma afronta aos olhos católicos e castos de quem por elas passava. Recordar que a mulher que não entrasse na igreja de lenço na cabeça não eram digna da palavra do Senhor, ou até mesmo no caso de um qualquer homem que noutros tempos não usasse lenço no bolso não era digno de ser considerado um cavalheiro distinto e bem apessoado.

Em pleno século XXI, o pobre rapaz não podia trabalhar de forma digna, com um simples brinco na orelha ! Estou certo que passaria mais despercebido o brinco do que o penso gigantesco colado no mencionado adorno.

Choca-me verificar tal empresa ,« Pingo Doce », que nos massacra diariamente com filmes publicitários a apelar à sua modernidade e jovialidade , depois, na prática seja tão retrógrada na sua forma de agir para com os seus funcionários!

A Globalidade não passa só pelos computadores mais eficazes ou por novas formas e técnicas de trabalho. A globalização passa essencialmente pela abertura a novos comportamentos e formas de estar na sociedade, do respeito pelos outros e sobretudo por aceitar que o Mundo está em forte mudança!

A liberdade de uns somente deve ser interrompida quando afecta fortemente a liberdade dos outros! E esta situação não era de todo um caso desses !

Quando entro num qualquer estabelecimento o que desejo encontrar é eficácia no atendimento, simpatia e educação. Não me interessa e tão pouco me incomoda se a pessoa que me atende tem o cabelo azul ou encarnado ou se usa brinco ou não!

Para isto, lamentavelmente só há uma única palavra: PRECONCEITO

Por isto tudo, caso queiras fazer parte da grande família do Pingo Doce, aqui fica o aviso:

- Nada de brincos
- Nada de piercings
- Nada de tatuagens
- Nada de penteados extravagantes

Quem sabe se apareceres na entrevista de trabalho com o primeiro botão da camisinha de um branco imaculado e de bíblia na mão, possas ser colocado de imediato como chefe de uma qualquer secção do dito supermercado.

Sinceramente !!!!!!!!!!!!

2 comentários:

LSD disse...

E um VIVA aos piercings, às tatuagens, aos penteados extravagantes e a todas as diferênças entre as Pessoas... se assim não fosse era tudo uma chatice.

Anónimo disse...

Realmente não dá para entender a "liberdade" que existe em Portugal quando estas coisas acontecem em 2008...