sábado, 9 de fevereiro de 2008

Gravidez Complicada ...... Livra !


Recentemente, numa festa que uns amigos meus deram em sua casa, fomos todos presenteados com a noticia de que uma amiga nossa finalmente tinha conseguido engravidar! ( situação que há muito desejava )

Muitas foram as palavras de parabéns trocadas, os brindes feitos no ar e sorrisos sinceros de felicidade pairaram na sala, no rosto de todos ...

Esta minha amiga, depressa se transformou! De uma pessoa que até aqui era genuína, espontânea e de bem com a vida, entrou de repente num ciclo até aqui desconhecido para os demais presentes . Começou por dizer que tinha ido a uma primeira consulta com o seu médico e que a partir daquela data o seu comportamento iria mudar radicalmente. Um role gigantesco de regras e imposições foi declarado!

".... não poderia comer gorduras por causa do seu peso, bebida alcoólica nem pensar, continuar a fumar estava fora de questão, estar perto de gatos absolutamente impraticável, ambientes com existência de pó nem pensar, as noitadas teriam que terminar, saídas só quando estritamente necessário, obrigatório muitos agasalhos para prevenir o frio, legumes e saladas seria comida obrigatória e diária, deitar cedo e descansar muito, e muitas muitas mais regras e determinações .... "

O tempo foi passando ( três meses ) e eis que a encontro novamente numa outra festa de amigos comuns! Na verdade a barriguinha estava mais proeminente mas o seu rosto mais recatado do que o costume.

Enquanto decorria a festa e todos circulavam animadamente pela casa, como era normal até ali, puxei de um cigarro, levando-o à boca . Subitamente fui interrompido com um grito vindo dos fundos do salão: "... Atenção não se pode fumar aqui ..." "... está uma grávida na sala ... " Ainda pensei que se tratava de uma brincadeira, mas não, era mesmo verdade ! Fiquei irritado!!!!!!

Percebo que de facto, um ambiente de fumo excessivo não seja o adequado para uma grávida , mas olhando ao meu redor constatei que 90% dos presentes eram fumadores, os donos da casa são fumadores compulsivos, o salão era gigantesco e em forma de L, a casa bastante arejada, as portas amplas da sala que davam para o quintal estavam absolutamente escancaradas, ou seja não havia a mínima hipótese de tal espaço se tornar um antro de fumo!

Não estando em minha casa obedeci como é obvio contrariado a tal imposição e logo tratei de me deslocar para o quintal! ( onde passei a maior parte da noite )

Com o passar das horas, dei conta que no gigantesco salão da casa encontrava-se a minha amiga grávida e mais duas ou três pessoas, tudo o resto estava tal como eu animadamente no quintal. O frio era muito mas a animação mais ainda!

Neste espaço de tempo, no quintal entre muitas gargalhadas e brincadeiras ainda se fomentou uma pequena discussão sobre a questão da proibição do fumo dentro de casa! ( uns a favor devido às circunstâncias já mencionadas e outros contra ) .

A meio da noite, sem grande espanto da minha parte, acabou por acontecer o que previa desde o inicio! Para estupefacção de todos os presentes, a minha amiga grávida vendo-se à margem da animação que proliferava cá fora, resolve aparecer e sentar-se na ampla mesa redonda centrada no quintal gelado onde nos encontrávamos.

Apôs alguns minutos todos os olhares focaram-na com estupefacção!!!!! Ladeada de baforadas de fumo constante, ao frio mas animada, ia jantando um enorme prato de arroz de pato composto pela gordura a ele associada acompanhado o jantar com um grande copo de vinho, terminando o seu repasto com um prato de sobremesa composto por uns bons bocados de todos os doces que haviam disponíveis!

Tenho a certeza que durante tal repasto gigantesco, no pensamento de todos proliferava a mesma frase!
NÃO HÁ MESMO PACIÊNCIA !

3 comentários:

Anónimo disse...

de facto à pessoas bem mesquinhas e insuportáveis! concordo contigo! LIVRA........... se não pode sair que fique em casa ! gravidez não é doença !

Anónimo disse...

Considero genial a sua observação sobre este tema! Vivi três vezes a situação de me encontrar gravida! hoje tenho três filhos lindos que foram planeados e muito desejados.Na minha altura tão pouco os médicos nos colocavam qusetões relativas aos cuidados que deveriamos ter, era algo de natural, algo de livre abitrio que se coloca em cada mãe responsável! Vivi os nove meses com um sorriso nos lábios e mesmo os enjoos naturais eram por mim encarados como normais! A gravidez é algo de extraordinário e não deve ser levado como algo complicado! O que relata no seu texto não é tão pouco a festa é sim o contracenso nas atitudes da pesoa em causa! e por este motivo elevo o seu texto como correcto e demostrativo dos contracensos que existem em várias esferas! Bem Aja

Anónimo disse...

existem pessoas super divertidas que quando ficam gravidas se tornam de facto insuportáveis!O que me irrita tb um pouco ! Eu estive gravida já tinha 42 anos de idade e trabalhei até ao fim da gravidez sempre cheia de energia e contentamento. E no meu caso os meus amigos inclusive , eles é que diziam que eu tinha que abrandar!
A gravidez é algo lindo e não deve ser realmente encarada com sofrimento e tão pouco como uma chatice para todos os que estão em nossa volta .