quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Palhaçada da Marcha de Orgulho Gay! Afinal para que serve ?

Com a chegada ao porto de Lisboa do famoso Cruzeiro Gay « Celebrity Constellation », e por alguns comentários mais encrespados por parte de alguns no texto anterior referente à praia 19, apesar de nos encontramos em pleno mês de Setembro resolvi escrever sobre a Marcha Gay que se realiza todos os anos em Lisboa. Porque me lembrei dela? Porque se trata exactamente de um feito completamente oposto em relação á afirmação e civismo que tem a imagem e a força deste mesmo Cruzeiro e de outras tantas iniciativas com a mesma temática tais como por exemplo o Arraial Gay.

A Marcha do Orgulho Gay, é sempre realizada no dia 29 de Junho em Lisboa e no resto do Mundo. E esta data não surge por mero acaso. Evoca um marco fundamental do movimento Gay: o histórico protesto nascido no bar Stonewall Inn , em Nova Iorque em 1969.
Ao escrever sobre a mesma, não posso de deixar de colocar no título do texto a palavra "Palhaçada", não é que não concorde com este tipo de manifestações públicas e muito menos que não considere justo e legítimo lutar contra o preconceito e discriminação por parte de um grupo de pessoas cuja a diferença somente se insere na sua preferência sexual! Reforço no título a palavra "Palhaçada", porque de facto é no que está transformada a dita Marcha Gay em Lisboa infelizmente.
Na verdade, ao contrário do que se passa noutras cidades do mundo inteiro, a Marcha Gay de Lisboa não serve absolutamente para nada. Peca pela sua pouca criatividade, pouca animação, pouca afirmação social e a única coisa que consegue fazer num percurso extremamente curto « que vai do Jardim do Príncipe Real até somente ao Terreiro do Paço » é dar uma imagem inglória e completamente falseada da "comunidade" Gay Portuguesa .
Não é por acaso que existe uma tão fraca participação na marcha quer sejam Gay's quer sejam simpatizantes da causa, por norma somente consegue cativar umas 100 ou 200 pessoas e que claramente são sempre as mesmas ano apôs ano.
E a culpa da fraca participação não se deve às pessoas mas sim à organização da mesma. As pessoas essas, somente se manifestam quando consideram que existem grandes causas a defender e que a imagem que pretendem passar é a de uma imagem séria e credível junto dos demais.

A única imagem que dão durante o desfile é exactamente a de uma autêntica Palhaçada de Carnaval. Não se pode ao mesmo tempo que se exige o direito á adopção e ao casamento entre homossexuais gritar palavras de ordem tais como " ... Homem verdadeiro leva no pandeiro ..." Isto se não Palhaçada será o quê então ?
Será que é com este tipo de atitudes ridículas e disparatadas que se consegue cativar a sociedade para o problema da discriminação e cativar as pessoas a participar? Certamente que não! Até porque como é sabido a Marcha Gay será fotografada e filmada pela imprensa social, e ninguém no seu prefeito juízo abraça causas nestes moldes.
Como é óbvio não quero com isto dizer que esperava que a Marcha tivesse somente uma imagem séria e rígida igual a uma qualquer Marcha fúnebre. Mas tratando-se de uma Marcha cujo o principal objectivo é o de reivindicar de direitos deveria ter um tom muito mais sério embora sim com um pouco colorido à mistura.
Não é por acaso que a mesma Marcha Gay em Espanha, tem uma participação de milhares de pessoas! É que no meio de todo aquele colorido, plumas e imagem folclórica, a ideia que se pretende transmitir e a afirmação de direitos essa Sim, é a principal preocupação dos organizadores!
Os Gay's não podem passar unicamente uma imagem para a sociedade de que passam a vida envoltos em brilhantes e plumas de multi-cores, que passam a vida em cima de saltos altos e a gritar com vozinhas de canário de cana rachada. A grande maioria dos Gay's felizmente Não são assim! Para isso já basta o estereótipo que por norma é sempre retratado em cinema e novela de televisão.
Para dar largas à imaginação e à fantasia serve perfeitamente o Arraial Gay que é realizado no mesmo dia e que é o culminar das comemorações! Aí sim, podem soltar toda a bichice .
Por isso reafirmo que a culpa não é da falta de coragem ou vontade das pessoas em não aderirem à Marcha Gay, mas sim da organização que faz deste desfile unicamente um Carnaval antecipado sem conteúdo. Aqui sim, pegando nas célebres palavras do Ministro , um autêntico deserto de ideias!
Ao ver esta Palhaçada espelhada na televisão pergunto. Como posso explicar à minha avó de 85 anos que um fulano vestido de mulher vulgar com plumas na cabeça, cara pintada ao exagero e a gritar "... Homem verdadeiro leva no pandeiro..." deverá ter direito a adoptar uma criança para a educar ?
Pois para Palhaçada amigos vou então ao circo! Que ainda para mais é coisa que nem sequer gosto!
Não é desta forma que se conseguirá obter nada de concreto em prole dos direitos e liberdades! Ainda para mais numa sociedade fechada, retrograda e cinzenta como a nossa ! O caminho a seguir não é de forma alguma este !
Quanto ás Associações que se dizem "legítimas" de falar por todos os Gay's deste País, que tal mais acção séria e menos folclore ?

Fica a sugestão!

10 comentários:

Anónimo disse...

sinceramente estou abismado com o teu texto marco! Os meus verdadeiros parabens ! disses-te absolutamente tudo o que deverá ser dito! sinceramente cada vez gosto mais de ti! Continua ! Assino o texto por baixo na integra ! Fantástico!

Anónimo disse...

Muito bom texto! em poucas palavras disses-te tudo! Eu até vou mais longe , não considero somente palhaçada a tal marcha mas sim um circo autentico sem razão de ser! Já participei numa marcha destas em londres e também em Espanha e de facto ai sim a marcha tem um valor e um significado social demais importante e que inclusive consegue cativar a participação mesmo das pessoas que só são simpatizantes pela causa dos direitos e liberdades de cada um .
Concordo quando dizes que a culpa é das organizações que se dizem defensoras dos gays e lésbicas porque esses cada vez que tem oportunidade de falar para o publico só dizem balelas e a unica coisa que desejam é aparecer !Os meus verdadeiros cumprimentos por haver pessoas que dizem o que tem a dizer nas palavras certas !Continua !

Anónimo disse...

Marco
Continua a defender as teus opiniöes como fazê-lo com inteligencia e bom-senso.Na Belgica o casamento dos Gay é a realidade
Cumprimentos e parabens
Marie (Belgica)

Anónimo disse...

concordo a 100 % contigo Marquinho! aquilo não serve para nada é só palhaçada mesmo!
Apoiado!

Anónimo disse...

Nota 10 para o teu texto !
Falas-te bem e com as palavras certas, aliás adoro a forma como escreves Parabens !
Se a marcha tivesse alguma importancia sem ser aquele circo que todos conhecemos estariamos lá todos !
Para aquilo antes um espectaculo do finalmente !pelo menos vamos bebendo !

Anónimo disse...

E mais nada ! Tens total razão marco !

Anónimo disse...

Uma unica palavra ! PERFEITO Assino por baixo
Abraço

Anónimo disse...

só tenho a dizer uma coisa marco ! o que escreves está genial Parabens concordo contigo em 100%

Undershinnn disse...

Concordo com a maioria das ideias que expôs no seu texto. No entanto, pergunto-lhe o que fez para melhorar a imagem das marchas nos meios de comunicação? Enviou este seu texto às organizações das marchas, elucidando-os sobre o que devem cantar, o que devem escrever nos slogan ou como se devem comportar numa manifestação? Responde aos comentários menos positivos pela comunicação, mostrando o seu próprio exemplo?
É fácil falar sobre atitudes dos outros. Eu não tenho boa opinião sobre o exagero dos travestis em geral, mas entendo, que apesar das minhas reservas, são pessoas com o direito de se manifestarem como bem entendem. Se são mais notadas, é porque falhamos na ausência da nossa presença "mais séria". Também não gosto de palhaçadas, apesar de gostar de circo. Durante muitos anos, não compreendi as marchas, devido exactamente á suposta palhaçada, até que percebi o seu motivo, o orgulho de ser quem sou, de defender quem sou, independentemente do que todos os outros sejam. É fácil sermos quem somos nas festas do arraial ou em eventos particulares, longe dos órgãos sociais. Não tenho problemas em dizer à minha avó que sou lésbica, independentemente de ela achar que poderei ser mil e uma coisas que ela tenha visto ou ouvido falar. Sou como sou, sem receios de estereótipos.
Respondendo ao seu título do texto, a palhaçada, mal ou bem, vai mostrando que existimos, que somos todos diferentes e que todos, sem excepção, temos direito a uma vida dignificante. A homofobia interiorizada é também uma barreira, muitas vezes invisível, à nossa evolução.

Anónimo disse...

tens alguma razao, mas porque escreves "gay's" em vez de "gays"?? E porque e' que os comentaristas ao teu artigo tem todos a tendencia para por hifen onde ele nao existe ("disses-te tudo" (erro em 2 comentarios diferentes) "falas-te bem")?? Isto e' muito estranho e ja notei o mesmo em comentarios a outros posts. Das duas uma. Ou e' apenas uma pessoa que escreve comentarios com nomes diferentes, dando sempre o mesmo tipo de calinadas, ou entao os teus amigos estudaram todos na mesma escola e a professora ensinou-os mal.!!!