terça-feira, 23 de setembro de 2008

Dia Mundial Sem Carros! Parem de Sonhar e Acordem para a realidade...

Pois foi! Já passou o inferno do dia sem carros que ocorreu no passado dia 22 de Setembro em Lisboa e em outras tantas cidades do País.
Desde há uns anos a esta parte que o Mundo faz questão de assinalar o dia sem carros. Todos os anos o dia 22 de Setembro que deveria ser de maior tranquilidade, acaba sempre por ser um dia de nervos ao rubro e irritação constante!

Como é óbvio também eu considero ser importante um maior desafogo na cidade, e uma diminuição dos valores de poluição que todos nós somos obrigados a suportar diariamente. Mas será que uma cidade sem carros é algo de praticável? Será uma ideia realista ? Será possível actualmente e nos tempos mais próximos ? Eu a estas questões tenho que afirmar peremptoriamente : Que NÃO !

Não se trata de não querer ou não desejar viver numa cidade mais calma e menos poluída. Trata-se apenas de assentar os pés na terra e observar á nossa volta para perceber que este sonho é impossível de concretizar, pelo menos por enquanto.

E não é porque um pequeno grupo de activistas da Quercus se junta na Praça de Espanha transportando uns sinais de transito na mão com palavras de protesto impressas á pressa, que as pessoas se irão dispor a deixar seus carros em casa.

Em primeiro lugar a maioria das pessoas que invadem Lisboa todos os dias, nem sequer sabia que o dia 22 era o Dia Mundial Sem Carros, e mesmo que o soubesse tão pouco se atreveriam a entrar na cidade através dos actuais transportes públicos. Senão vejamos:

Desde Janeiro de 2006, que os transportes públicos são obrigados a dispor de Livros de Reclamação, e desde essa altura segundo dados oficiais foram registadas perto de 9 mil queixas só nos últimos 6 meses. As razões das muitas queixas são diversas: Cartões electrónicos com problemas, alteração constante de horários, atendimento deficiente, atrasos nas deslocações, paragens sem condições, falta de vias exclusivas para transportes, acomodação de passageiros precária, transportes demasiado espaçados uns dos outros, insegurança, enfim ... Um conjunto de reclamações gigantescas!

Dados estes, que podem ajudar a explicar o porquê de milhares de pessoas continuarem a preferir o carro para chegar ao emprego, para levar os filhos á escola, para funcionarem de forma mais rápida e cómoda em termos de trabalho dentro da Cidade.

Como é óbvio nestas alturas, todos os noticiários fazem questão de mostrar reportagens com algumas alternativas, e eis que aparece o sujeito que faz questão de andar de bicicleta, um outro que tem um carro eléctrico e logo não poluente, e ainda uma ou outra pessoa que afirma a pés juntos que embora tenha carro faz questão de andar a pé ou de transportes públicos « neste último caso a senhora entrevistada a dada altura também se viu obrigada a esclarecer que o faz porque segundo palavras dela " por acaso estou muito bem servida de transportes da minha casa até ao meu local de trabalho" » . Pois é, pois é, e a maioria também estará ? Essa é que é essa !

Na mesma sequência de reportagens sobre este maravilhoso dia sem carros, apresentam-nos mais um senhor de nome Carlos, que enervado relatava o seguinte : " Isto é uma parvoíce, só prejudica quem trabalha... trabalho na área de cargas e descargas ....acha justo ter que estacionar o carro ali ao fundo e ter que andar com esta mercadoria ás costas ? " E uma outra senhora, proprietária de um estabelecimento comercial na zona da baixa lisboeta que também ela alterada afirma: " Hoje não me fizeram a entrega dos bolos da parte da manhã para os pequenos almoços, porque não puderam passar com a carrinha e agora tenho ali a mercadoria toda para vender " . E esta é que é a realidade de um dia sem carros em Lisboa!

Se algum dia tal pretensão será possível? Talvez sim! Digo-vos Eu. Depois de tornarem os transportes públicos mais confortáveis, abrirem vias exclusivas para a circulação dos mesmos em toda a cidade, baixarem os preços dos bilhetes, colocarem á disposição na cidade de forma gratuita ou bem acessível bicicletas eléctricas, começarem a funcionar os transportes públicos de forma regular quer de dia quer de noite « até hoje não percebo porque o metro sendo o transporte mais rápido e cómodo não funciona durante a madrugada », construírem parques de estacionamento gratuitos á entrada da cidade de forma a que as pessoas possam estacionar os seus carros e seguirem depois através de transportes públicos. Sinceramente até que tudo isto seja uma realidade não acredito sinceramente que uma cidade sem carros seja possível nos tempos mais próximos !

Bem pode a Quercus fazer as manifestações que quiser que quem tem um carro continuará a traze-lo para a cidade custe o que custar. Mesmo com o actual preço do combustível!

E as próprias paragens de autocarro? Serão elas confortáveis durante o Inverno em dias de chuva ? Algumas nem um simples telheiro comportam!

Assim não se chega lá ! Nem pouco mais ou menos.....

Bonito, bonito era ver os nossos estimados representantes « políticos » andarem na cidade sem os famosos batedores á frente, de bicicleta, patins em linha, carros eléctricos de pouca cilindrada ou até mesmo a pé! Isso sim era bonito e ninguém lhes poderia acusar de não estarem a criar incentivos para que a cidade de Lisboa venha a ser uma cidade mais limpa, mais tranquila e menos poluída !

Sabem que lhes digo? Quando chegar novamente o dia 22 de Setembro, Dia Mundial Sem Carros, metam um dia de férias !

10 comentários:

RH disse...

Cada vez mais pessoas fazem pequenas deslocações em bicicleta. Consigo ver isso no dia a dia. Diariamente vejo vários ciclistas. E até já existem cursos de condução de bicicleta em meio urbano, para que as pessoas se possam sentir mais confiantes na estrada. Recomendo a vista http://www.cenasapedal.com/

Anónimo disse...

Tens toda a razão Marco ! e quanto ao comentario do rh que diz que ve muita gente a andar de bicicleta em lisboa ! eu por vezes também vejo e se for ali para os lados do parque das nações mais vejo ainda mas ele esquece-se que isso é para quem está de folga ou aos fins de semana !

Anónimo disse...

Apoiado! Eu sei o que sofri com o transito todo cortado! Detesto este dia que não serve para nada !
quanto ao comentario de andar de bicicleta que o rh fez aqui coloco-lhe uma pergunta :
moro na baixa e trabalho num banco na graça, tenho que ir de fato e grafata para o trabalho , estás a ver-me chegar todo suado á graça que fica lá bem em cima de uma das colinas da cidade e ir trabalhar ?

Anónimo disse...

apoiadissimo ! texto excelente ! ainda agora foi anunciado que a camara irá colocar á disposição em breve bicicletas e eu pergunto e onde estão as vias de circulação para as mesmas ?
Apoiado marco tens toda a razão

Anónimo disse...

Vim fazer uma visita ao teu blog, e o que me salta a vista, e o fundo preto com letras azuis, o que dificulta e de que maneira a leitura dos teus posts, quanto ao mais, nada de novo, mais um blog gay, e os mesmos comentadores que passam por outros blogs, e sempre com os mesmos argumentos.
Eu Claudio

Anónimo disse...

Eu quando li o comentario desse tal claudio nem queria acreditar ! Afinal que fazes tu claudio? Porque alguem ligado ás artes não és de certeza ! um fundo preto com letras azul não sobressai? dificulta a leitura ? Será necessario dar-te umas aulas de mistura de cores que jogam umas com as outras ?
eE por outro lado considerar isto um blog gay ! Sinceramente até me ofendes , eu que sou um Gay assumidissimo! Sinceramente!
Já sou leitor deste blog há muito tempo e todas as semanas aqui venho ver o que há de novo e o considero é que este blog trata varios assuntos , acho fantástico estar sempre actualizado e com assuntos ou acontecimentos actuais, adoro a forma de escrita do dono do blogue! e principalmente aprecio o facto do mesmo não estar condicionado a comentarios como tantos outros blogues cujos comentarios são fiscalizados primeiro e publicados depois ! Só por isto é um acto de coragem do dono do blogue ! Sou apreciador de varios blogues e sinceramente entre este que aborda varios temas e outros xatos que somente reproduzem pensamentos e diarios da vida pessoal que não interessam a ninguem ! Tenho a dizer Marco Continua ! és o maximo!
E se o Marco é gay ou amigo de gays sinceramente isso tão pouco me importa! considero que aborda os temas de forma clara, segura, critica e brilhante !Força

Anónimo disse...

Rato quem e que quer saber que es gay assumidissimo ??????
Se queres fazer publicidade tens o correio da manha !!!!
Eu estou de acordo com o Claudio, tambem tenho dificuldade em ler.
Quanto a seres apreciador, ja todos ficaram a saber, au revoir.

Anónimo disse...

Parabens Marco! acho o teu blog genial ! E os textos actuais e com um toque de sarcasmo fabuloso!O resto é conversa ....

Anónimo disse...

mais ke maluco, sinceramente o que tenho a dizer é que para alêm de gostar imenso que passar neste blog todas as semanas cada vez mais acho que o dono do mesmo ( marco ) deve ser uma pessoa extremamente correcta porque para consentir e manter os comentarios que fazes sem os apagar é porque de facto considera que o blog deve ser mesmo para toda a gente ! só por isso acho que o blog é democratico e fantástico ! parabens marco pela tua paciencia para estes anormais !

Anónimo disse...

Acho inacreditavel o comentario assinado por : Eu, Claudio!
Quando á apreciação do as pecto do blog , respeito porque cada um tem a sua opinião! ( eu por acaso gosto imenso) agora em relação ao comentario sobre a questão gay!!!!???? Claudio Ramos e o teu blog afinal o que é ? um conjunto de pensamentos parvos do teu dia a dia sem imp+ortancia nenhuma e só focado para o enaltecer da tua imagem ! isso não é um pouco abichanado? Tem dó ! Sei que és tu claudio ramos ( o menino parvo da tertulia ) por assinas sempre dessa forma ! Realmente !