quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Madonna ! Absolutamente Genial ...

O dia 14 de Setembro finalmente tinha chegado, e Eu, embora soubesse que iria assistir ao Espectáculo do Ano nunca pensei que também iria viver um dia de sorte absoluta ! Senão vejamos: ehehehe....

Eram exactamente 16:45h quando eu na companhia de dois amigos « Joni e Pedro » chegamos á estação de metro da Bela Vista, ao chegarmos observamos uma verdadeira enchente de pessoas que tal como nós iriam assistir ao concerto de Madonna e que caminhavam alegremente para o recinto. Chegados á rotunda principal lembrei-me de perguntar a um dos muitos seguranças onde poderíamos trocar o impresso de compra, sendo que, havíamos comprado os bilhetes numa estação dos CTT e como tal teríamos que os trocar pelos bilhetes oficiais. O segurança bastante simpático indicou-nos prontamente o caminho até aos contentores brancos colocados na entrada da rampa e disse-nos para avançar. « o que nós fizemos de imediato » Apôs a troca dos respectivos bilhetes um outro segurança abordou-nos e pediu-nos para nos colocarmos na fila pois dentro de alguns minutos iriam proceder á abertura do recinto. E qual não é o nosso espanto quando nos colocou exactamente no inicio da fila de espera, logo depois do grupo de pessoas que se encontrava concentrado á parte e que haviam tido direito a colocar a celebre Pulseira Dourada no pulso de forma a poder ficar perto do palco. Sinceramente devo confessar que na altura nem me apercebi do tamanho da fila de espera !

Finalmente ás 17:30h abrem as portas do Jardim da Bela Vista, e depois de uns 15 minutos apôs o tal grupo "especial" ter entrado autorizaram que a fila geral começasse a fazer o mesmo de forma ordeira. Só ao subir da rampa consegui perceber o tamanho gigantesco da fila de espera, pois paralelamente e separados por um gradeamento bastante alto, estava no sentido contrario ao nosso uma fila de pessoas absolutamente infindável. Ainda estupefacto com a sorte que nos tinha bafejado aparece-nos á nossa frente um outro segurança com um bloco de folhas na mão e que inesperadamente começou a distribuir umas fitas pelas pessoas que iam passando, ao perguntar ao segurança o que era exactamente aquilo que ele estava a distribuir, ele de forma muito normal e com um tom de voz bastante calmo diz-nos: " ... isto são fitas de autorização para colocar no pulso para quem quiser ver os espectáculo junto ao palco..." Ai confesso que estremeci e pensei será possível? hahahaha... Se naquela altura tivesse acesso a uma banca onde pudesse preencher o boletim do Euromilhões teria-lo feito pois a sorte estava de facto comigo! Depois de alguns segundos tínhamos os três a celebre Pulseira Dourada no pulso, algo que muitos para o conseguirem haviam passado a noite inteira do dia anterior na fila de espera e alguns mesmo na ante-véspera.

A jeito de conclusão, assistimos ao concerto exactamente a 10 metros do palco! Ou seja fazíamos parte integrante do grupo restrito de 7500 pessoas que tiveram esse privilégio. Ainda hoje me custa acreditar ! Mas a sensação é Boaaaaaaaaaa....
Há que salientar que ao contrário do que foi noticiado por muitos órgãos de informação, o palco não tinha 45cm de altura, estava sim a 45cm de distancia das pessoas. pois a rampa do palco efectivamente embora não fosse de todo alta media aproximadamente 1,50cm.

Quanto ao concerto de Madonna, duas palavras apenas Absolutamente Genial !

Depois da actuação morna mas cuidada da sueca Robyn, quando no relógio batiam as 21:15h uma explosão de luz abismal surgiu do palco ladeado por dois gigantescos M's prateados. O aparato visual foi absolutamente estonteante, os ecrãs movem-se, o palco transforma-se e os espantosos efeitos visuais sucedem-se num ritmo alucinante. Algumas zonas do palco sobem outras descem e as colunas luminosas que se vão criando transformam-se em hologramas consecutivos. Por fim, numa última explosão de focos de luz eis que como por magia, sentada num trono negro gigante surge Madonna vestindo umas imponentes botas pretas ao som de "Candy Shop". Nessa altura surgiu o primeiro e maior aplauso que Lisboa já deu a uma artista de uma vez só. 75 mil pessoas em delírio total !

Madonna começou a cantar, despiu o casaco e nunca mais parou. Os seus bailarinos acompanham-na numa coreografia perfeita que tem como adereço principal nada mais nada menos que um Rolls Royce branco descapotável, dos anos 20. No fim do segundo tema "Beat Goes Ond" surge a primeira saudação: " Hello Lisboa " . E uma vez mais é aplaudida freneticamente.

Depois disso foram duas horas intensas de musica e coreografia pensada ao pormenor. Madonna de facto não pode ter 50 anos de idade, pois conheço gente de trinta que não tem nem metade da sua energia!

Muitos foram os temas que fizeram de forma colectiva colocar o publico em verdadeira apoteose. "Vogue, She's not me, like a Prayer, Ray of Light, Hung Up, Give it 2 me, La Isla Bonita", entre muitos outros...

Foram várias a vezes que Madonna interagiu com o publico. Ao contrário do que alguma imprensa publicou Madonna não se enganou ao perguntar-nos se falávamos espanhol, o que quis perguntar foi se o entendíamos, sendo que, era o mote de introdução para uma coreografia toda ela exótica, cigana e latina da musica "La isla Bonita" absolutamente recriada.

Ponto alto deste concerto memorável, foi a bofetada social que Madonna fez questão de frisar desta vez. "Get Estupid" foi a musica que deu o tom certo á sua mensagem. No fundo do palco sob telas gigantes surgem imagens fortíssimas dos conflitos e tensões mundiais intercaladas com imagens dos políticos e personalidades que se alimentam dessas mesmas misérias « Hitler, John Mccain, Bin Laden, Robert Mugabe, etc »( a meu entender faltou a fotografia do Papa ) seguidas por fotografias de gente que muito fez e continua a fazer para contrariar tamanhos descalabros mundiais « Nelson Mandela, Bono, Lennon, Luther King, Oprah Winfrey, Madre Teresa de Calcutá» Entre outros ...

O ritmo mantém-se imparável e alucinante ao longo de mais de vinte temas. Madonna é incansável, inigualável e de facto não existe mais nenhuma como ela . E percebe-se que gosta de Lisboa e do seu fiel publico quando lança perto do fim um carinhoso " nice going, mother fuckers" que traduzido de forma singela poderá ser entendido com um " estiveram bem meus sacanas ".

O publico totalmente diversificado estava ao rubro e completamente extasiado e virando-me de costas consegui perceber a gigantesca multidão que preencheu na totalidade o espaço da Bela Vista. Nunca em Lisboa houve uma tão grande concentração de gente! Numa das canções em que Madonna afasta o microfone por algumas vezes ouve-se 75 mil pessoas em uníssono a cantar fazendo arrepiar qualquer mortal !

No final Madonna e os seus 16 bailarinos dançam furiosamente na ponta da extensão do palco não mostrando qualquer sinal de cansaço e sorridente ao som de "Give it 2 me" Desaparece como por magia. A frase " Game Over " irrompe no palco e o espectáculo, esse, ficará para sempre gravado na minha memória! Já com saudades de um próximo!

Madonna vai embora sem ancore. E mesmo que ainda agora lá estivéssemos a tentar com que viesse ao palco novamente perderíamos o nosso tempo porque para quem a conhece sabe que a "Rainha" sempre começa os seus espectáculos a horas e nunca vem de novo ao palco.

Madonna foi verdadeiramente Fantástica e Irrepreensível. Não existe nenhuma outra assim! Não existe nenhuma outra com esta energia contagiante e dominadora!

Eu, o Joni e o Pedro não paramos um minuto e embora tenhamos ficado roucos saímos absolutamente preenchidos e com um grande sorriso na cara ao mesmo tempo que o Joni se ia lamentando de não ter trazido a sua máquina fotográfica. Pois de onde nós assistimos ao concerto não haveriam rolos de filme que chegassem ! O jonizito e o Pedrocas , ambos do Porto, como é óbvio trataram, logo de dizer que tamanha Sorte tinha acontecido por causa dos ventos que trouxeram do norte ! Ai minha nossa o que temos que ouvir desta gente do Porto ! ehehehehehe...

Pontos menos bons:
- Os preços praticados nas lojas de Merchandising « verdadeiramente caros »
- As minhas condolências para quem ficou lá para os fundos
- As cancelas do metro fechadas « um verdadeiro absurdo »
- Que na próxima digressão de Madonna coloquem á sua disposição um outro local aberto para a realização do concerto, pois de facto para quem ficou lá bem atrás não consegui na realidade vislumbrar o maior espectáculo do ano! E olhem que Madonna consegue concentrar muito mais gente !

Quanto a minha Pulseira Dourada sem duvida alguma que será emoldurada ! ehehehehe Abençoados sejam Senhores seguranças!
Que os volte a encontrar numa próxima vez !!!!!

18 comentários:

Anónimo disse...

Adorei Marco, também estive no concerto e tal como relatas-te o concerto foi espectacular! adoro a forma como escreves ! aliás já sou um admirador total do teu blog já a algum tempo, todas as semanas venho até aqui! Abraço e Parabens

Anónimo disse...

só tu mesmo ! grande sorte! lololol mas também lindo como és já nasces-te com ela

Anónimo disse...

Estereotipo. Gays=Madona. Depois queixam-se de serem discriminados. Típico Blog de gay-estereotipo. felizmente nem todos os gays somos assim.

Anónimo disse...

texto fantastico Marco! Pena esse parvalhão que nem o nome assina dizer que madonna é igual a gay! defacto não sabe do que fala , tb estive no concerto embora mais afastado do palco do que tu e os admiradores de madonna eram homens mulheres velhos velhas, crianças gays e não gays enfim toda a gente de todas as raças e especies !
Ou seja sou obrigado a concluir o seguinte: esse tal anonimo ou é daquelas bichas fustradas, ou daquelas que não se assumem e que anda com gajas mas levam no rabo a torto e a direito!
Parbens pelo blog Marco esta cada vez mais fantástico!

Anónimo disse...

Adorei e como dizes o concerto foi GENIAL
Sou fã do teu blog ! fico sempre ansiosa pelas quartas feiras que é quando por norma fazes publicação de novos textos ! Parabens
Não sei se és gay ou não sei sim que és lindo de morrer ! Beijios

Anónimo disse...

gay estereotipado ? acho-te marco que és bem inteligente e tens uma forma de escrever fantastica mordaz e inteligente !
se és gay ou não isso nem me interessa PARABENS !

Anónimo disse...

Paula e Rodrigo... como é possivel que nao saibam que é gay... meu deus... não viste as fotos? gay gay gay...e escreve como gay...

Anónimo disse...

Continuo a considerar-te cobardolas, tu que assinas como anónimo! pelo menos inventa um nome qualquer! ( exmplos de nomes : Parvalhão, ignorante, mal resolvido etc etc )
Mas de qualquer forma "Anonimo" não me interessa discortinar se o marco é gay ou não é ! Eu sou e não tenho nenhum problema com isso!O que me fascina no marco é a sua inteligencia e forma de escrever! Mordaz, Clara, Dura com sentido Irónico, e principalmente Critica sem ofender em demasia mas defendendo o que pensa ! Quanto a mim isso só revela inteligencia! e é por isso que costumo vir ao blog dele todas as semanas e deve ser por isso que o blog dele já foi visto por mais de 4000 pessoas! Tu sim anónimo deves ter um grave problema de identidade ! Cresce e aprende a viver num mundo cada vez mais global ! Graças a Deus

Anónimo disse...

Que palermice esse tal Sr. Anónimo! Ainda não deve ter percebido que num blog os comentários deveriam ser sobre os textos e não um combate pessoal sobre o dono do blog ou outros! será que é uma invejazinha que prolifera na sua mente ? A falta de se assumir a si proprio? Um desejo profundo de se fazer valer ? Uma necessidade extrema de se fazer notar ? É triste ! Ou será que ele sim um gay não assumido que ficou incomodado com o texto anterior e que agora serve-se deste para soltar a franga de forma anónima ? Sinceramente
Quanto a ti Marco os meus sinceros PARABENS Escreves fantásticamente e de forma precisa e nada massuda antes pelo contrario Força e continua!

Anónimo disse...

Obrigado Anónimo por me teres ensinado que os gays escreviam de forma diferente ! háháháhá sou sociologa e nunca tinha ouvido falar disso! háháháhá Sei que existem pessoas com aptidão para a escrita e outras não agora que isso tinha a ver com as preferencias sexuais sinceramente não fazia ideia ! Sou admiradora deste blog e venho aqui regularmente porque considero o marco hiper inteligente na sua forma de escrever e focar os seus assuntos. nem me interessa saber se é ou não gay ! Adoraria tomar um café com ele pois é lindo de morrer mas quanto ao resto isso é do foro intimo dele ! Considerou sim um ser humano informado, determinado e de personalidade forte isso sim!

Anónimo disse...

Grande Sorte a tua,infelizmente nao pude ir ao concerto o que lamento muito é a segunda vez que esta ca e nao consegui mesmo,mas so mesmo sortudo como tu para ter tido essas regalias lol
abraço

Anónimo disse...

Ora viva!
O concerto foi, de facto, excepcional! Mas sobre a "material girl" não vou fazer grandes considerações, dado que o Marco já descreveu na perfeição o que muitos sentiram. Mas queria acrescentar um ponto positivo pois houve algo que me surpreendeu bastante: o civismo de 75.000 pessoas que foram a um concerto para se divertir. E como diz o Pedro Lopes, eram novos, velhos, crianças, mulheres, homens, gays, lésbicas, heteros, benfiquistas, portistas, comunistas, sulistas e libeiras, alfacinhas, tripeiros, espanhóis, e tantas outras "raças" bem resolvidas e capazes de escrever o próprio nome!
Do espectáculo fica a sensação de ter participado num evento único, meticulosa e profissionalmente estudado. É bom, muito bom, ver alguém fazer e dedicar-se a algo em que acredita profundamente. E Madonna é isso, é viver Espectáculo!

Anónimo disse...

Como o prometido é devido... (e ai de mim se não o fizesse), aqui deixo o meu comentário de apreço pelo teu blog, que desde que o descobri pela 1a vez me prendeu e ganhou mais um leitor assíduo. De facto não fazia ideia que este teu ultimo post, gerasse tanta confusão. Pena que os comentários fujam ao tema em questão, a Grande MADONNA! Eu (felizmente) tb fui a este grandioso espectáculo, e não fiquei muito mais longe do que tu, apesar de não ter tido a mesma sorte.. é verdade. Mas de facto foi uma noite fantástica, que agradou a todas as faixas etárias, classes ou orientações sexuais. Pena que haja pessoas que pensam como o aqui tão polémico "Sr Anónimo", que no fim de tudo só demonstra que pessoas assim não têm/merecem qualquer importância.

Um grande abraço amigo Marco, e aos autores dos restantes comentários tão bem elaborados, e acima de tudo, civilizados. Afinal, em qualquer troca de ideias, deve ser essa a base - educação.

Forte abraço!

Anónimo disse...

Irra que grande confusão aqui vai ! lololol Por isso é que gosto de ti marco, metes esta gente em polvorosa lolololol Esse tal sr anonimo vive onde ? em que galaxia? será que é um ser de outro planeta ? lolololol como sempre a tua escrita é brilhante , precisa e humorada sempre com sentido critico qb e bem determinada por isso assumo que me tornei um admirador semana do teu espaço(blog) Parabens mais uma vez !
Gostava de te conhecer deves ser um gajo sempre com resposta na ponta da lingua ! Parabens

Anónimo disse...

Tb estive no concerto e concordo contigo O MELHOR ESPECTACULO DO MUNDO !
Parabens pela forma como escreves

Anónimo disse...

Dixa anonimo, nao ligues, sao os paneleiros em defesa de um dos seus!!!! acho piada que quando querem defender a paneleirice duas frases aparecem sempre "armario" e "mal resolvido", mudem de casset cambada de abortos !!!!

Anónimo disse...

Há mesmo gente muito parva de facto !
Anónimo e MaiskeMaluco porque não se juntam os dois e formam uma dupla pimba ? isso sim é que era lindo!

Anónimo disse...

Tenho que dar os parabens ao dono do blog Marco porque de facto embora critico mordaz e determinado nos seus textos é de facto uma pessoa que certamente tem uma enorme paciencia porque para consentir e manter os comentarios miseráveis que aqui estão só mesmo uma pessoa com muita classe!
Anonimo já te explicaram que um blog serve para fazer comentarios sobre os textos e não ataques parvos sobre as pessoas que os comentam ? Quanto ao texto está mais uma vez Genial, tb fui ao concerto e foi de facto um espectaculo unico ! Parabens marco pelo teu blog que é maravilhoso! Beijinhos