

Foi com choque que li recentemente num jornal diário, Correio da Manhã, a noticia sobre os processos disciplinares que foram instaurados a alguns estudantes na Escola Secundária da Portela de Sacavém, curiosamente a mesma escola onde eu próprio fui aluno e acabei o secundário.
Segundo a noticia, o conselho directivo da escola resolveu castigar todos os alunos da turma do 10º.I , por estes terem trocado comentários entre si no HI5 sobre alguns docentes. Foram-lhes aplicados penas de suspensão de um dia e de trabalho na escola até ao final do ano lectivo.
Consta, que os comentários feitos entre os alunos eram somente pensamentos típicos de miúdos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Nada que todos nós não tenhamos feito no passado enquanto alunos. Simplesmente na altura não existia o HI5 , e o acesso à Net ainda era quase uma miragem.
Os comentários dos jovens em nada tinham de extraordinário, não eram nada mais que pensamentos soltos sobre este ou aquele professor ou sobre a forma como estes últimos actuavam nas aulas.
Onde pára a liberdade de expressão nesta questão? Não terão os miúdos direito de expressar as suas opiniões? A forma de verem os outros e o mundo ? Ainda para mais quando assinam o que escrevem ! Será possível que 30 anos passados o 25 de Abril não chegou ainda à Portela de Sacavém ?
Recordo os tempos em que fui aluno desta mesma escola e por conseguinte até Presidente da Associação de Estudantes durante 2 anos consecutivos, e recordo que a liberdade na altura era algo de sagrado entre nós estudantes! Recordo as famosas marchas contra a PGA, recordo o jornal escolar o qual a Associação era responsável, recordo a marcha de protesto feita na escola que se fez a favor do povo timorense e em prole da sua liberdade, recordo o acesso directo que tínhamos com o conselho directivo na altura e das muitas reuniões com os professores para que fosse possível fazer uma radio escolar! Recordo tudo isto com saudade mas principalmente com a consciência que sai desta mesma escola com orgulho de nela terminar a minha escolaridade.
Que se passou nesta escola ? Será que reuniram um grupo de velhos do Restelo Mentecaptos , Conservadores e Inquisidores e os colocaram à frente do seu destino ?
Não foram espalhados folhetos nem tão pouco feitas greves com palavras de ordem na escola contra os professores! Os alunos nas suas próprias casas e em frente aos seus computadores, fora do espaço físico da escola, limitaram-se a expressar opiniões devidamente assinadas nas suas paginas pessoais do HI5.
E os Blogues que os muitos professores têm com comentários viperinos sobre a Ministra da Educação? Alguém os irá processar também? Aplicar algum castigo? Censurar os mesmos ?
Triste sociedade esta, em que uns tenham como fim e principio silenciar as vozes de outros !
Triste sociedade esta, em que quando se consegue um poder mínimo nas mãos se começa a agir como donos da verdade absoluta!
Triste sociedade esta, em que mentes se juntam para listarem o que se pode dizer e o que não se pode conforme o que nos convém!
A Inquisição e a PIDE já o fizeram e embora tenha demorado alguns anos o certo é que acabaram por cair!
E mais triste ainda é que alguns destes Inquisidores Escolares são os mesmos por certo que erguem bandeiras e gritam contra os atentados aos direitos humanos na China e contra as ditaduras de outros tantos países. Para estes direi:
A LIBERDADE COMEÇA EM CASA !