Pois bem, o esperado aconteceu! O nosso estimado Primeiro Ministro José Sócrates provou do seu próprio veneno fundamentalista. A bordo do Airbus A330 da TAP, que o levou com a sua distinta comitiva de empresários de Lisboa a Caracas, Venezuela. Sócrates embalado na conversa durante o voo de 8 horas resolveu puxar do seu maço de cigarros e toca de fumar uns tantos !
Ao fazê-lo, infringiu notoriamente as leis internacionais da aviação, subscritas pela TAP e a celebre Lei do Tabaco, o qual tanto apregoou para que fosse aprovada.
Escrevo não condenando tal atitude , até porque eu próprio sou fumador! Mas sim, porque também eu quando viajo tenho que me aguentar!
Tal situação leva-me a pensar se também não o fará no seu próprio gabinete de trabalho? É que a maioria dos portugueses quando o querem fazer tem que vir para a rua ! Afinal a Lei mente capta imposta em Portugal proíbe o fumo em locais de trabalho.
A TAP por sua vez descarta-se desta situação como Pilatos, afirmando que em voos fretado, " existem situações excepcionais nas quais os passageiros podem fumar", situação esta que não corresponde à verdade pois segundo o regulamento internacional que a TAP cumpre diz claramente no ponto 5.1.2 " não é permitido a passageiros e tripulantes fumar a bordo dos aviões" , " é inequivocamente proibido fumar em qualquer voo da TAP, seja charter ou não " .
A revolta de muitos fumadores desta situação não passa por o estimado Primeiro Ministro fumar no avião, mas sim por ele poder fazê-lo e os restantes não!
Estará ele acima da Lei? Pressuponho que não! E quanto à tripulação? Porque nada disse ? será que também se remeterão ao silencio cúmplice quando eu resolver puxar de um cigarro em plena viagem ?
Obviamente que todo este episódio é fruto de hábitos constantes de quem exerce o poder máximo e a quem nunca ninguém se atreve a dizer rigorosamente nada ! Porque se fosse um outro pobre coitado no final da viagem era imediatamente repatriado para Portugal ( como já aconteceu ) .
Não seria este episódio motivo para rever a Lei tal como ela está ? Porque não haver a possibilidade de voos para fumadores e voos para não fumadores ?
E o nosso querido Inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ( ASAE ), irá ele apresentar uma multa de 700€ ao distinto cidadão José Sócrates ? Ou será que também ele puxa da sua celebre cigarrilha durante as suas viagens ?
Muito mal vamos nós neste País à beira mar plantado quando uns tudo podem e outros não!
Quanto a si Sr. Primeiro Ministro, ou suaviza a Lei que impôs a ferros de uma vez por todas, aplicando algo mais realista como o caso dos nossos vizinhos Espanhóis ou muito irá sofrer , tal como todos os fumadores, quando deixar esse seu cargo cuja a principal característica é a sua imputabilidade .
A grande questão em torno deste assunto é somente uma. Está errado o fundamentalismo proibicionista em torno da Lei do tabaco. O Primeiro-Ministro foi fundamentalista na Lei e foi fundamentalista na reacção que veio a ter em relação ao seu descuido .
Algo me diz que episódios destes ainda agora começaram ! Logo veremos !
Sócrates Amigo, Assim Não!
4 comentários:
Tens toda a razão Marco, e a lei não deveria ser só revista apenas em aviões. porque acabaram com a carruagem de comboio que era destinada só para fumadores ? lembro-me que essa carruagem era a ultima e que só fumadores lá iam! Percebe-se porque acabaram com ela ? Acho que ninguem percebe !
primeiro foi o da ASAE que foi apanhado no casino , agora o primeiro ministroe tal como disses-te muitos haverão de cair na tentação!
se fosse um pobre coitado caia-lhe o carmo e a trindade em cima, como são as vedetas deste País limitam-se a pedir desculpa e fica tudo bem !
Realmente a liberdade não é de facto para todos ! eles próprios se embrulham nas leis que elaboram !
O Sócrates pediu desculpas na TV e deu o assunto por encerrado.
Não entendo então, porque a ASAE continua a passar multas, bastava pedirem desculpas e o assunto estava encerrado...
Cambada de palermas...
o Sr. Socrates ao chegar da Venezuela e tendo ido ao Hospital de S. Joao no porto, escusava de te rfeito "xacota" do mal que fez na sua viagem...fumar, quando ele proibiu isso em Portugal.
Deixei de ter respeito por ele. Ainda tinha algum, agora foi-se por agua abaixo
Enviar um comentário